domingo, 1 de fevereiro de 2015

Atividade final

Farei um breve resumo do texto POR UMA POLÍTICA DA DIFERENÇA, de Elizabeth Macedo. Essa é a última atividade da disciplina EEPP.

      O texto começa falando sobre uma política de cotas para negros tanto em universidades públicas, quanto em concursos, o sistema de cotas é certamente um assunto muito discutido. Pude perceber com clareza que as políticas educacionais, o debate sobre as questões multiculturais - direitos humanos, cotas, sexualidade, religiosidade...- sempre foi pouco presente nas discussões.
     A autora usa como referência vários pensadores que falam sobre o multiculturalismo, que têm apresentado propostas do que, em linhas gerais, identifica-se como multiculturalismo crítico.
     Com base em tudo que li no texto, a escola de hoje deve procurar organizar no seu Projeto Político Pedagógico a intenção de desenvolver o currículo de form integrada. Vivemos numa sociedade que é caracterizada por sua complexidade e a escola é o local onde recebe todos os tipos de cultura, então é necessário diálogo entre as disciplinas para saber lhe dar com as diferenças de cada indivíduo. O currículo da escola deve trabalhar em prol da formação de identidades abertas à essa pluralidade cultural, desafiadoras de preconceitos, numa perspectiva de educação para a paz e a cidadania.
    Para dar conta da formação dos alunos na sociedade atual que vivemos, toda

a escola deve estra comprometida em preparar o aluno para receber, conhecer e aceitar todas as culturais existentes em nosso país. O ideal é que cada indivíduo reconheça e respeita o direito do outro à diversidade.



Procurei  por várias imagens sobre o assunto, e essas me chamaram atenção. As muitas culturas, pelo menos na escola, devem conversar, todas devem se encaixar assim como esse quebra-cabeça, sem que haja espaço para preconceito. A outra imagem é uma charge. Sua compreensão nos faz chegar a uma conclusão, óbvia,  que não existe uma cultura certa, a preferida e que cada um nasce ou adquiri seus valores que são individuais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário